top of page

O que significa Purusharta e para que serve?


Esforço sempre implica entregar mais. Esforço espiritual é visto como alguma coisa árdua que cria algum resultado à força.

A palavra Purusharta em hindi significa "manter a chama de luz do ser acesa". Não haveria necessidade de se preocupar com nada que estiver a minha volta se tenho o cuidado de manter a chama interior sempre acesa.

Lembro que quando nossa casa foi assaltada às 7h da manhã, no breve intervalo do porteiro, e não ouvimos sequer um barulho, estando todos em casa, eu estava realizando minha prece e apagando a vela no andar de cima nesse exato momento. Por uma sincronicidade muito especial, justamente naquele dia ninguém estava saindo de casa nesse exato momento, o que poderia ter tido um resultado muito desastroso. Foram roubados notebook, minha bolsa, algumas outras coisas e saímos ilesos. Minha chama interior estava acesa.

A prece foi aprendida com Louise Hay, e é assim:

Eu sou um canal aberto para que a proteção divina e a criatividade do Universo fluam e se expressem através de mim.

Tudo o que eu preciso saber me é revelado e tudo o que eu preciso chega até mim.

Eu tenho uma proteção divina, Deus me guia e torna o meu caminho fácil e suave.

Certamente, isso não significa estar alheia às minhas responsabilidades, e sim vivê-las com muito mais paz, harmonia, alegria, dignidade e honradez. Li uma história, que traduz muito apropriadamente a forma mais correta de fazer esforços espirituais para evolução.

Havia um rei que apesar de muito rico, era um doador desapegado de sua riqueza, e sempre muito próspero. Um belo dia um sábio que passava muita dificuldade, foi procurar o rei para entender seu segredo. Ele pensava:

“como um rei, que não sabe tudo o que sei e estudei, não tem um ávida de penitência e renúncia, pode ser e viver cercado de tantas riquezas e ainda assim não se contaminar por elas? Eu que a tudo renunciei vivo com tantas dificuldades”

Ao chegar frente do rei, perguntou-lhe o que seu coração gritava por saber. O rei, com infinita paciência e compaixão, disse a ele que acendesse uma lamparina, e fosse por todas as dependências do palácio, e descobriria o segredo. Porém, se deixasse a chama apagar, cairia morto imediatamente.

O sábio tudo visitou. Duas horas depois, ainda tremendo, voltou ao rei que perguntou a ele: "o Sr. viu toda minha riqueza?" e o sábio respondeu:

"Meu rei, eu não vi absolutamente nada, fiquei tão ocupado em manter a chama acesa para não morrer, que não notei mais nada."

Com o olhar cheio de compaixão, o rei respondeu:

" Assim sr. sábio, eu vivo. Tenho tanta atenção focada em manter a chama da minha alma acesa, que embora tenha tantas riquezas, elas não me afetam. Tenho a consciência de que sou eu quem preciso iluminar meu mundo com minha presença, e não o contrário."

A virtude ou defeito não está em ter todas as coisas, mas em como as utilizamos. O mais importante sempre será manter a chama acesa e não se preocupar e lutar contra ameaças e tentações!

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page